Dentre as muitas correntes espiritualistas, há obras que se sobressaem, seja pela sua simplicidade, ou pelo seu didatismo. Aqui estão eles!
1. O LIVRO DOS ESPÍRITOS
O Livro dos Espíritos foi a primeira obra publicada pelo codificador da Doutrina Espírita, o senhor Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgarmente conhecido pelo seu pseudônimo Allan Kardec
Essa é uma obra espírita, mas também espiritualista porque ela simplesmente desmistifica os principais mitos sobre a existência do espírito e sua relação com o mundo material. Como Kardec era um educador de mãos cheias, a obra está permeada de análises e comentários, além de ser organizada de um modo simples que facilita a compreensão do leitor pelas mais de 1000 questões que desbravam os alicerces do mundo espiritual.
2. O LIVRO DOS MÉDIUNS
Outra obra fundamental, também de origem espírita, é o Livro dos Médiuns. Esse livro foi escrito com base nas observações de Kardec sobre as manifestações mediúnicas e, por ele, é possível compreender os conceitos basilares da comunicação mediúnica, assim como seus tipos e métodos para o desenvolvimento das capacidades medioanímicas.
3. UM NOVO MUNDO: O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA
Um novo Mundo é um daqueles livros curtos cujas reflexões são impossíveis de se digerir em poucos minutos! Nele se aborda afundo o ego e suas consequências na vida humana, apresentando-se o interessante conceito de “corpo de dor”
4. NOSSO LAR
Nosso lar é mais um daqueles livros fáceis de ler com uma riquíssima história e muitos fatos difíceis de ignorar. Ele se passa nos idos de 1940 e retrata a história do médico André Luiz ao chegar no plano espiritual. Aqui são abordados conceitos de suicídio involuntário, cidades espirituais e o umbral, excelente começo de leitura para se compreender a vida no mundo espiritual!
5. O CÉREBRO ESPIRITUAL
Em o cérebro espiritual somos guiados pelo Dr. Mario Beauregard e por Denyse O’Leary, neurocientistas que estudaram imagens do cérebro de freiras carmelitas a fim de desvendar como o cérebro humano processa vivências religiosas e espirituais e questionam o pensamento convencional, fornecendo documentação para a validação das experiências místicas.
6. VIAGEM ESPIRITUAL: A PROJEÇÃO DA CONSCIÊNCIA
A projeção astral, praticada desde a antiguidade pelos antigos iniciados, é a melhor forma de superar o medo da morte e o ceticismo, uma vez que permite ao voluntário contatar entidades espirituais e constatar, por si próprio, a existência do espírito. Assim, a fim de auxiliar os interessados o professor Wagner Borges publicou o lindíssimo Viagem Espiritual
7. AS VIDAS DE CHICO XAVIER
Chico Xavier foi um dos maiores médiuns brasileiros. Ele foi responsável por divulgar o espiritismo brasileiro e ainda hoje é lembrado com muito carinho pelas pessoas que o conheceram e foram consoladas por alguma das suas cartas psicografadas. Seu legado é de humildade e trabalho, e com a biografia escrita pelo talentoso jornalista Marcel Souto Maior, à época um ateu convicto, é possível descobrir um pouco mais sobre essa personalidade brasileira tão importante para o meio espírita.
8. EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE (EQMS): CIÊNCIA, MENTE E CÉREBRO
Neste livro, escrito pelo neurocirurgião Edson Amâncio, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, são analisadas as experiências de quase morte, um conjunto de intrigantes fenômenos que acontecem quando a pessoa, em morte clínica, vivencia experiências fantásticas como sair do próprio corpo, viajar a lugares desconhecidos, reencontrar parentes falecidos e muito mais