Projeções astrais são experiências em que a pessoa se vê fora do próprio corpo. Se ocorre durante o sono, geralmente a consciência do indivíduo se observa deitado, escuta os barulhos habituais do corpo e chega a acompanhar a movimentação das pessoas e animais pela casa. Os relatos são impressionantes e quem vive uma experiência como essa costuma defender a existência de vida em outra realidade, o reencontro com parentes falecidos, o aprimoramento de capacidades psíquicas, além do contato com entidades espirituais, como mentores, guias e até alienígenas.
Numa breve pesquisa a canais espiritualistas e blogs sobre o assunto se observa uma infinidade de pessoas que relatam as experiências fora do corpo, como qualquer um pode descobrir ao acessar o canal do professor espiritualista Wagner Borges, disponível em https://www.youtube.com/@WagnerBorges.
Um dos pesquisadores nacionais de maior proeminência nesse assunto foi o médico e médium Waldo Vieira, parceiro de Chico Xavier. Segundo ele, que chama o fenômeno de projeção da consciência, trata-se de uma capacidade inata que prova a existência do espírito, vivenciável por qualquer pessoa. A convicção de Vieira em suas projeções foi tamanha que ele rompeu com o espiritismo e, mediante adoção de novo paradigma de pesquisa, propôs duas neociências: a conscienciologia e a projeciologia. A ideia colou, e a partir da década de 1960, diversas pessoas somaram esforços à Waldo para dar vida à conscienciologia e Projeciologia.
Além de Waldo Vieira e da Projeciologia, as experiências fora do corpo também são estudadas em muitos círculos ocultistas, espiritualistas e até na própria ciência convencional, principalmente entre os pesquisadores que investigam as Experiências de Quase Morte, onde costumam ocorrer com frequência.
LIVROS RECOMENDADOS
REFERÊNCIAS
https://www.youtube.com/watch?v=VSlH-mR_5zU
https://www.youtube.com/@WagnerBorges
https://www.youtube.com/@afinaloquesomosnos
SOUTO MAIOR, Marcel. As vidas de Chico Xavier; Rio de Janeiro: Rocco, 1994