O espiritismo é uma religião surgida dos estudos de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) sobre o mundo espiritual na segundo metade do século XIX. Ele possui 05 obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese. Seus princípios básicos são a crença na imortalidade da alma, reencarnação, comunicação com os mortos (espíritos), evolução moral e intelectual.
No espiritismo não há padres, pastores ou sacerdotes de qualquer tipo, muito menos remuneração dos seus voluntários. A administração geralmente segue princípios democráticos e os coordenadores são eleitos entre os frequentantes habituais mais dedicados ao estudo.
O espiritismo aconselha adoção de princípios cristãos como o perdão, a benevolência, a caridade e a fraternidade, banindo ideias de místicas como a feitiçaria, utilização de talismãs e fórmulas prontas. Seus adeptos também são ensinados a aceitar suas mazelas sob o argumento de um plano preexistencial, coordenado por entidades espirituais evoluídas, destinado a propulsionar a evolução dos encarnados.
Como o espiritismo valoriza o aperfeiçoamento moral pelo estudo e prática do evangelho, num centro espírita tradicional é possível encontrar uma biblioteca, uma sala de passes e muitos lugares para sentar e escutar uma boa palestra de aproximadamente 30 minutos, geralmente sobre algum tema evangélico ou passagem do Livro dos Espíritos. Não é comum ocorrerem incorporações, sessões de psicografia ou de fenômenos físicos, geralmente reservadas a ambientes privados e grupos de estudo.
LIVROS RECOMENDADOS
https://amzn.to/3OmlZAG
REFERÊNCIAS
O Evangelho Segundo O Espiritismo
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
A Gênese
O Céu e o Inferno