APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS (REFORÇAMENTO E PUNIÇÃO)

                   


Como o paradigma respondente não é suficiente para descrever todas as relações de controle entre o comportamento e o ambiente, B.F. Skinner propôs um novo modo de pensar: o paradigma operante (ou modelo de seleção pelas consequências), que prevê comportamentos que tem sua probabilidade de ocorrência alterada em função das suas consequências, conhecidos como comportamentos operantes por meio de contingências de reforçamento.

Essas contingências de reforçamento são as relações entre um comportamento e uma consequência que aumente sua probabiliade de ocorrência, ou seja: “Uma contingência é uma relação de dependência entre eventos. No caso da contingênia de reforçamento, temos uma relação de dependência entre um comportamento e sua consequência”.

Comparando-se os comportamentos respondente e operante temos que:


Imagem retirada do livro de referência, pg. 111)

 

A aprendizagem pelas consequências possui 4 espécies de controle de comportamento: o reforço positivo, o reforço negativo, a punição positiva e a punição negativa. Os três últimos são considerados modos de controle aversivo.

A consequência reforçadora positiva surge quando um comportamento tem como consequência a adição de estímulos ao ambiente qye tornam mais provável a repitação do comportamento em questão. Por outro lado, o reforçamento negativo opera pela retirada do estímulo do ambiente, subdividindo-se assim em comportamento de fuga  e comportamento de esquiva.

A fuga se refere aos comportamentos  que retiram estímulos do ambiente, como no caso de uma pessoa que ao escutar um som alto tapa os ouvidos para não escutar o barulho. Já a esquiva se refere aos comportamentos que adiam a apresentação do estíulo aversivo, como no caso do empregado que sai mais cedo de casa para evitar ou crítica do chefe, ou quando um motorista reduz a velocidade do seu veículo ao se aproximar do lugar que haverá a fiscalização para evitar a multa.

A punição é um procedimento tido como eficaz que deve ser evitado em razão dos seus diversos efeitos colaterais, e opera reduzindo a probabilidade de ocorrência do comporamento indesejado. Ela será positiva quando se caracterizar pela apresentação de um estímulo ao ambiente, e negativa quando houve a retirada de um estímulo reforçador positivo

Os comportamentos operantes também estão sujeitos à extinção, chamada de extinção operante, cujo resultado final é o retorno da frequência do comportamento ao seu nível operante, ou seja, à mesma frequência de quando esse comportamento não era sistematicamente reforçado. Tal retorno ao nível operante, contudo, não é imediato, e ocorre de forma gradual. O tempo de retorno ao nível operante é conhecido como resistência à extinção, sujeita a variáveis como o número de reforçamentos anteriores, custo da resposta e o esquema de reforçamento no qual a resposta era mantida

                                                                        Imagem retirada do livro de referência, pg. 110)


Também é importante destacar a diferença entre o procedimento de extinção operante e o de punição. Na extinção operante uma consequência reforçadora deixa de ser produzida pelo comportamento que anteriormente a produzia, ao passo que na punição a consequência reforçadora continua a ser produzida pelo comportamento, embora outra consequência, que reduz a probabilidade de o comportamento ocorrer, passa a ser produzida por ele.

Nem sempre é possível reforçar determinado comportamento para que sua frequência aumente. Muitas vezes é necessário realizar tal processo por meio de outros comportamentos similares já existentes por meio de aproximações ao mesmo tempo que se extinguam variações de comportamento que se distanciem do comportamento desejado. Tal procedimento é chamado de modelagem comportamental ou  reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento-alvo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

MOREIRA, Márcio Borges. Princípios Básicos de Análise do Comportamento – 2ª E.d., Porto Alegre: Artmed, 2019. Pgs. 109-112

José Lucas Steinmetz

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