A ORIGEM DO ESPIRITISMO


 

O espiritismo, hoje, é uma religião cristã de origem francesa que prega ensinamentos obtidos por meio da comunicação entre espíritos e encarnados, mas nem sempre foi assim. Ela se baseia nos estudos dirigidos pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido por seu pseudônimo Allan Kardec, sobre os fenômenos espiritualistas que ocorreram na segunda metade do século 19.

Kardec percebeu que os ditos fenômenos respondiam a determinadas leis morais e aconteciam com regularidade. Com o tempo ele aperfeiçoou seu método de investigação e passou a utilizar médiuns para checar o conteúdo das mensagens obtidas. Ao juntar seu material de pesquisa, Kardec concluiu que a inteligência por trás dos fenômenos testemunhados se devia à ação de espíritos, então passou a entrevistá-los para descobrir o que tinham a dizer.

Entre muitas perguntas, noites em claro e trabalho árduo, Kardec compilou mais de 1000 perguntas e respostas no primeiro livro da doutrina espírita: O Livro dos Espíritos, publicado pela primeira vez em 18 de abril de 1857. Mais tarde, já em 1859, ele explicou o espiritismo da seguinte forma:1


O espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações.

Pode-se defini-lo assim:

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.


Vê-se que o espiritismo em sua essência possuía forte rigor filosófico, empírico e científico. Com o tempo, transformou-se num movimento religioso de caráter cristão, reencarnacionista e evolucionista que tem por objetivo confortar as pessoas com conhecimentos obtidos de personalidades que já não habitam este mundo, aconselhando-as a se melhorarem e praticarem caridade como meio de aperfeiçoamento espiritual.

O legado espírita, seja na sua fase científica e racionalista, ou na religiosa, é um corpo de conceitos filosóficos sólidos e princípios de investigação científica cuja compreensão é capaz de apaziguar a alma de quem se interessar pelos caminhos da espiritualidade. Sua influência na cultura brasileira foi tamanha que chegou a dar vida a outra religião bem conhecida: a umbanda, e teve como seu maior expoente e representante aquele que talvez seja o maior médium de todos os tempos: ChicoXavier.


 



LIVROS RECOMENDADOS


Você pode baixar vários livros espíritas de forma gratuita no seguinte endereço eletrônico : https://www.febnet.org.br/portal/category/downloads/estudo/


https://amzn.to/3XXFYrV

https://amzn.to/3YgVRt2

https://amzn.to/3jU23ZE


REFERÊNCIAS


O Livro dos Espíritos / Allan Kardec; tradução de Salvador Gentile, revisão de Elias Barbosa. Araras, SP, IDE, 183ª edição, 2021


https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/23/22107?localidade2=29


https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47751865#:~:text=Dados%20do%20%C3%BAltimo%20Censo%20apontam,milh%C3%B5es%2C%20cerca%20de%202%25.


1 O que é o espiritismo, página 10


José Lucas Steinmetz

Dá uma olhada, talvez alguma coisa aqui te interesse!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem