Como é aconselhável que todo estudante espiritual compreenda bem a diferença entre espiritismo, espiritualismo e espiritualidade para evitar confusões semânticas, seguem os conceitos:
O espiritismo é uma doutrina que tem como fundamento as obras publicadas e organizadas por Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) na França da segunda metade do século XIX, e tem por base as ideias de reencarnação, evolução do espírito e comunicação entre os planos de existência. Ele possui filosofia própria que muitas vezes se aproxima do racionalismo científico e do ceticismo bem-informado, afastando-se de ritualísticas comuns ao meio ocultista e às práticas religiosas tradicionais.
Por outro lado, o espiritualismo se refere a uma doutrina filosófica oposta ao materialismo que prega a existência de elementos diferentes da matéria, como espíritos, deus(es) e outras entidades de cunho não material. Por se tratar de um conceito muito amplo, ela congrega várias religiões, como a católica, protestante, umbandista, o próprio espiritismo e até indivíduos com crenças independentes, desde que opostas ao materialismo. Um espiritualista, por exemplo, não precisa acreditar em reencarnação.
Por fim, o conceito de espiritualidade se correlaciona com valor e sentido que a pessoa encontra para sua vida. Algumas podem desenvolver sua espiritualidade por conexão religiosa, com o divino, a natureza, as pessoas queridas, arte, ciência e uma infinidade de caminhos. Há, inclusive, quem defenda a existência de espiritualidade entre os ateus.
LIVROS RECOMENDADOS
https://amzn.to/43pCnEW
REFERÊNCIAS
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec
QS: Inteligência espiritual, Danah Zohar