Em muitas correntes religiosas existe certo dogma que as centra como a solução verdadeira e única de toda cosmologia. Essa crença arraigada é utilizada para justificar processos e fenômenos sobre os quais a ciência não se pronuncia e/ou não existem respostas objetivas. Daí surgem comportamentos, emoções e pensamentos associados ao sagrado que compõe determinada tradição religiosa. chamados de religiosidade, que apesar de importante para o desenvolvimento espiritual dos seus adeptos, possui uma característica menos nobre.
Se de um lado as religiões costumam ser caminhos testados que tendem a despertar potencialidades espirituais, por outro podem gerar perigoso entrave mental, quiçá intelectual, quando o indivíduo passa a adotar seus dogmas irrestritamente, é o que se pode chamar de natureza dúplice da religiosidade durante o amadurecimento de um espírito.
O melhor, portanto, é manter postura agnóstica e universalista durante todo o caminho evolutivo para garantir o contato com o máximo de elementos conscienciais possíveis, otimizando-se cada período reencarnatório. O contrário (apegar-se a dogmas) tende a paralisar o progresso racional e moral, além de costumeiramente vir acompanhado de débitos perante a lei da causa e efeito, uma vez que crenças dogmáticas costumam andar cercadas de atos de intolerância religiosa e filosófica.
Afinal de contas, se aceitas as ideias de imortalidade, evolução consciencial e reencarnação, há de convir-se que pouco se sabe sobre a natureza do universo e sobre a essência humana, sendo o comprometimento com determinada linha de raciocínio estratégia pouco eficiente durante o processo evolutivo.
Esse agnosticismo proposto nada tem a ver com ateísmo ou dúvida a respeito das capacidades espirituais humanas em pleno desenvolvimento. Na realidade, trata-se mais de uma ferramenta posta à disposição do espírito para que ele não seja levado a enganos por outras consciências em estado de desarmonia, tal qual um médium de boa vontade que mantem dúvida sadia e respeitosa sobre as comunicações recebidas para não ser ludibriado por espíritos perversos.
LIVROS RECOMENDADOS
https://amzn.to/44Hu7Rv