A MORTE NÃO ASSUSTA


 

Se você já sentiu medo da morte talvez tenha sido por se questionar o que pode existir depois da morte, e embora até o momento não haja formas demonstrar diretamente a existência de um mundo espiritual, segundo a filosofia clássica não há necessidade de sentir medo.

O raciocínio é simples: Se a morte for a aniquilação do ser, não haverá um “você” para se preocupar com a morte ou qualquer questão, tampouco para sofrer e nada do que acontece no universo poderá mudar esse fato. Por outro lado, caso haja um mundo espiritual, sua consciência permanecerá viva e poderá usufruir da imortalidade. Claro que o mesmo não pode ser dito a respeito do medo do processo da morte, que muitas vezes pode ser doloroso, angustiante e prolongado.

Talvez você não tenha medo de morrer, mas medo de perder os acontecimentos futuros como, por exemplo, a formatura dos seus filhos, o nascimento dos netos, uma viagem com seus amigos ou simplesmente um novo filme ou série prestes a estrear. Isso é o que se convencionou chamar de FOMO, do inglês Fear of Missing Out (medo de perder acontecimentos), mas não se trata de medo da morte. Se for esse seu caso, lembre-se que você já perdeu acontecimentos incríveis, como a visão de alguma pirâmide recém construída, o “fantástico” festival de Woodstock ou a vitória aliada durante a segunda grande guerra.

Você também pode ter medo da morte das pessoas próximas e queridas. Nesse caso, novamente, não se trata do medo de morrer, mas sim de ser abandonado. Nesse caso possivelmente se trate de um problema de dependência emocional, e uma consulta a um bom terapeuta certamente ajudará.

De todo modo, há muitas evidências de vida após a morte, como as inúmeras Experiências de Quase Morte (EQMs) , a impressionante história de Chico Xavier e até mesmo o efeito placebo, que até hoje intriga a comunidade científica por demonstrar o poder das crenças. Todas essas evidências ainda estão longe de ser refutadas pelo cientificismo e constituem um bom caminho para buscar o divino.





LIVROS RECOMENDADOS

 

https://amzn.to/3UHstep

https://amzn.to/3dMZMMC

https://amzn.to/3vg9psb

https://amzn.to/3C1LIb9

https://amzn.to/3YSLfSr

https://amzn.to/3GkDDRi

 

REFERÊNCIAS 

Long,Jefferey. Evidências da vida após a morte: a ciência das experiências de quasemorte/ Jefferey Long com Paul Perry: tradução Tina Jeronymo – São Paulo:Larousse do Brasil, 2010.

Omundo de Sofia: romance da história da filosofia / Jostein Gaarder ; traduçãodo norueguês Leonardo Pinto Silva. – 1ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras,2012

Experiênciasde quase morte (EQMs): ciência, mente e cérebro / Edson Amâncio. – 1ª ed. – SãoPaulo: Summus, 2021.

PERSPECTIVES on Death: Crash Course Philosophy #17. Usa: Crashcourse, 2016. Son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjQwedC1WzI. Acesso em: 05 maio 2022.


José Lucas Steinmetz

Dá uma olhada, talvez alguma coisa aqui te interesse!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem