Para quem nasceu antes dos anos 2000 - e
talvez até no início do século XXI – os golpes digitais talvez pareçam distantes,
mas a expansão da internet e o surgimento do youtube facilitaram a criação de ameaças
virtuais, e hoje qualquer pessoa interessada é uma ameaça em potencial, como eu
e meus colegas: KEVYN DA SILVEIRA DE FRAGA
MARTINS, GUILHERME DE OLIVEIRA LEANDRO, GUILHERME RODRIGUES DA SILVA, SAMUEL
GUTHER DUARTE, BRUNO SERAFIM DE VARGAS, demonstramos em nosso trabalho final da Unidade Curricular de
Sistemas Computacionais e Segurança, do Curso de Ciência da Computação, na
UNISUL/PB.
Durante o trabalho foram pesquisadas várias
técnicas, códigos abertos e até aplicativos, todos disponíveis para download ou
explicados na internet, que permitem a rápida criação de um trojan funcional,
capaz de gerar danos, furtar e sequestrar dados dum sistema desprotegido. Os
detalhes técnicos, por motivos de segurança, não serão divulgados senão em meio
adequado e sob a supervisão de professor orientador. Entretanto, a mera
conclusão do trabalho nos permitiu atestar a fragilidade da sociedade numa de
suas melhores ferramentas: a internet. Pensei então: Com tanta informação à
disposição de qualquer um, como será a sociedade daqui alguns anos, quando a maior parte da força de trabalho for constituída por jovens criados inteiramente na era digital?
As gerações nascidas após 2010 se desenvolvem
plenamente na era digital. Elas vivem em simbiose com mídias como youtube,
facebook, produtos e serviços digitais como google, uber, ifood e outras
tecnologias equipadas com algoritmos de aprendizado profundo como assistentes
pessoais e, em alguns locais, até robôs domésticos. Muitas coisas estão a um
clique ou toque de distância, e além de estudarem códigos, programação e
técnicas de engenharia, elas também escutam a música que bem entendem, leem o
que querem e se tornam especialistas em assuntos inimagináveis, tudo graças à
imensidade de vídeos, textos, áudios, tutoriais e outras informações
disponíveis na web.
Nesse cenário, tão real quanto um filme ou série de ficção científica, as novas gerações terão trabalhos e oportunidades radicalmente diferentes das anteriores. Graças à abundância de informações, elas tenderão a ser mais criativas e se tornarão adultos com extensas habilidades em tecnologia, assim como seus filhos depois deles, desencadeando uma revolução cujos efeitos são difíceis, quiçá impossíveis, de se prever. Resta-nos, contudo, uma certeza: as ameaças virtuais se tornarão mais presentes, e todos devem se conscientizar sobre as mudanças do século XXI para refrear os crimes cibernéticos que se tornarão mais comuns ao longo dos anos.
Referências:
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. Edipro, 2018.
SILVEIRA,
José Lucas Steinmetz da; MARTINS, Kevyn da Silveira de Fraga; LEANDRO,
Guilherme de Oliveira; SILVA, Guilherme Rodrigues da; DUARTE, Samuel Guther;
VARGAS, Bruno Serafim de. Análise de Caso: Trojan Zeus. Trabalho de
Conclusão da Unidade Curricular de SISTEMAS COMPUTACIONAIS E SEGURANÇA, da
UNISUL Palhoça, 2022.