Não é de hoje que o bilionário Elon Musk,
empresário excêntrico responsável pela criação de várias empresas como SpaceX,
Tesla, Paypal e, também, a Neuralink, traz uma meta ambiciosa. Agora ele promete uma tecnologia capaz de monitorar o cérebro
para fornecer dados a uma Inteligência Artificial e assim gerar relatórios,
monitorar a saúde do portador e, até mesmo, contribuir em tratamentos de várias
doenças como a tetraplegia.
Desse ousado projeto surgem vários questionamentos: Quem terá acesso à tecnologia? Só os ricos e poderosos? Será que a empresa se tornará capaz de transformar seus clientes numa espécie de robô? Ou será que certos países queiram utilizar a tecnologia para controlar seu povo? Quais as repercussões religiosas de um implante no órgão mais importante do corpo, segundo a neurociência, responsável pela consciência humana?
Apesar dos atrasos sabemos que a tecnologia caminha a passos largos e, segundo a empresa, os implantes em humanos devem começar em 2023, numa aplicação para restaurar a visão a certas pessoas. Há tamanha empolgação que o próprio Elon Musk garante: assim que possível ele terá um chip implantado em seu cérebro. E você? Vai querer um desses quando tiver a chance? Como é difícil dizer, que tal clicar aqui e se informar mais sobre essa e outras tecnologias que devem mudar nossa vida nos próximos anos?
Referências: